Mentoring: Compartilhando Experiências
Por: Rosani Coelho
Atualmente a prática empreendedora no Brasil vem crescendo e se desenvolvendo de forma mais planejada e consistente. O cenário da consultoria e facilitação vem se fortalecendo, em função das mudanças de mercado, que exige profissionais preparados e aptos para traduzir estrategicamente informações que possam gerar valor para os negócios. Frente à este cenário e com o surgimento de novos profissionais nesta área, assim como àqueles que desejam renovar-se como consultores e/ou facilitadores, o Mentoring se apresenta como uma das ferramentas disponíveis para o desenvolvimento contínuo.
A origem do conceito mentoring vem da Grécia antiga. Ao partir para a guerra de Tróia, onde permanceria por 10 anos (mas demorou mais 17 anos para retornar), Ulisses do poema épico Odisséia, deixa seu filho Telêmaco, aos cuidados de um amigo e conselheiro chamado “Mentor”. Outro exemplo famoso é Sócrates que foi o mentor de Platão. Desde então, Mentor passou a ser sinônimo de uma pessoa que compartilha seu conhecimento, experiências e rede de contatos com alguém com menos experiência.
O Mentoring refere-se a uma relação de desenvolvimento pessoal que permite uma conversação sinérgica com o propósito de refletir sobre as experiências, tomar decisões com base em informações e agir a partir de novas ideias geradas no processo. Sua realização deve ser de forma estruturada, onde o Mentor transfere conhecimentos, seguindo um método que ajude o Mentorado, a conhecer estratégias que o apoiem na realização de ações assertivas, visando alcançar os objetivos definidos. A base do Mentoring é o autoconhecimento, seguido de um processo de análise e reflexão, originando o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras.
O Mentoring oferece a oportunidade de conhecer uma pessoa da mesma área, que trilhou um caminho que o Mentorado deseja seguir, mas que já atingiu um patamar que o Mentorado está buscando para sua carreira. O Mentor é um grande aliado, uma pessoa que irá compartilhar experiências pessoais e profissionais. O Mentorado vai adquirindo novos conhecimentos e é sua responsabilidade agir e saber qual o melhor e mais seguro caminho a seguir, a partir das orientações. Características do Mentoring:
ser desafiador, inspirador e motivador;
ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional;
caracterizado por uma relação de ajuda entre o Mentor e o Mentorado;
prevê um acompanhamento personalizado, considerando as características individuais do Mentorado;
Tem caráter confidencial;
seu objetivo é promover a evolução do Mentorado.
Benefícios para Mentorados
Apoio no processo de desenvolvimento
Autoconhecimento para gerir melhor suas forças e fraquezas
Análise crítica para aproveitar as oportunidades e neutralizar ameaças
Identificação das lacunas de competências que deverão ser desenvolvidas
Oportunidade de desenvolver novos relacionamentos
Entendimento dos fatores chave para o sucesso da carreira
Desenvolvimento de novas experiências dentro do contexto da consultoria.
Benefícios para Mentores
Compartilhamento do conhecimento
Satisfação ao partilhar suas experiências
Contato com talentos emergentes, novos estilos, personalidades e culturas
Ampliação da rede de contatos
Oportunidade de receber feedbacks que contribuirão para seu crescimento e aprimoramento contínuo.