• IDC

Saber escutar e uma boa comunicação como um diferencial no ambiente da consultoria e facilitação

Por Frederico Ribeiro Junior

Fomos treinados para falar? Para ouvir? Para escutar? Para comunicar? O processo de aprendizagem escolar nem sempre privilegia essas habilidades interpessoais. Escutar vai além de ouvir. Enquanto esse verbo é associado aos sons, o outro é vinculado ao entendimento entre as pessoas. Se comunicação é uma ação para tornar algo comum, a pessoa deve agir para facilitar esse processo, adotando a escuta ativa:

  • Faça resumo do que a pessoa falou;

  • Repita o significado do que está sendo dito (escuta reflexiva), para garantir que houve interpretação correta das palavras usadas;

  • Utilize técnicas de perguntas (geral, direta, revertida, revezada), para estimular a fala;

  • Atentar-se à linguagem corporal;

  • Mantenha a mente aberta, evitando os julgamentos;

  • Guarde seu celular;

  • Não corra com soluções e/ou sugestões. Escute!

 Um consultor ou facilitador de aprendizagem deve treinar o escutar, pois esse saber é adquirido com o conhecimento e muita prática. No trabalho de consultoria (interna ou externa), há cenários diferentes de comunicação falada (presencial ou virtual): reuniões, palestras técnicas, entrevistas e visitas. Em cada um deles, há técnicas corporais, de preparação e ambientais que contribuem para a eficácia da comunicação.

Conhecer essas técnicas é fundamental para a obtenção do resultado esperado. Portanto, fica o convite: participe do Programa de Desenvolvimento Integrado de Consultores e Facilitadores (Integramente). Espero por você!

Vamos treinar nossa oratória empresarial?

Frederico Ribeiro Junior: Professor convidado no Unicentro Newton Paiva nos cursos de: Pós-graduação de “Gestão Estratégica de Instituições Bancárias e Financeiras”, na disciplina “Recursos Humanos e Habilidades Gerenciais” e “Supervisão de Equipes”.– FAFIC (ES).Exerceu cargo de Diretor Adjunto na ABTD/MG - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Facilitador de Aprendizagem do Curso de Apresentações em Público. Professor convidado da Fundação Dom Cabral: Nas disciplinas “Comunicação Profissional” e “Técnicas de Apresentação” .Nos cursos de “Capacitação de Instrutores” no módulo de “Comunicação Eficaz e Técnicas de Interação em Sala de Aula". 

Frederico Ribeiro Junior é instrutor no Integramente: Programa de Desenvolvimento Integrado de Consultores e Faciltadores no módulo “O mundo cabe na sala”

© Felipe Zardin 2020