Indústria da Consultoria

A indústria da consultoria passa por grandes desafios e transformações. As mesmas forças que causam impacto em empresas de todos os setores, começam a remodelar o mundo da consultoria.  

 

      Novas fronteiras:  profissionais capazes de resolver problemas complexos a partir de soluções e abordagens práticas, entregando valor tangível para os clientes.

 

    Inovação e diferenciação: no mercado complexo com o surgimento de novos modelos de negócios, a consultoria terá papel fundamental para apoiar empresas nos novos modelos operacionais a serem estruturados.

 

      Parcerias com especialistas: com a transformação nas mais diversas áreas de atuação, é preciso ter um olhar sistêmico, porém é cada vez mais difícil que um consultor tenha expertise em várias áreas de atuação. As parcerias com especialistas sob demanda, possibilita oferecer um serviço completo, de forma colaborativa para empresas de consultoria e para empresas cliente.

 

      Uberização: a medida que o mercado se transforma, novos profissionais passam a buscar o mercado da consultoria, o número de consultores aumenta, o valor da remuneração diminui, clientes ficam insatisfeitos pois as entregas seguem um modelo padrão que não atende as especificidades das empresas. Neste formato, não se constroem relacionamentos de longo prazo, o foco é em resultados de curto prazo ou baseados em problemas pontuais.

 

      Seleção e gestão de talentos: a consultoria é um serviço, realizado por pessoas e seu sucesso está diretamente relacionado com os talentos que compõem o time. Será preciso desenvolver talentos, com habilidades específicas e aptidões não convencionais e criativas.

 

     Faturamento baseado em desempenho: compartilhar riscos e recompensas nos projetos dos clientes, o que demanda valores mais altos e “premium” nos preços praticados nas consultorias.

Pensando neste contexto que o IDC foi criado, buscando  atuar de forma  integrada com as tendências mundiais, com base nas normas internacionais como a ISO 20700.

© Felipe Zardin 2020