Código de Ética
Fundamentos do Código de Ética
Este Código apresenta e recomenda comportamentos que deverão pautar as atividades dos consultores afiliados ao IDC.
No exercício de suas atividades e responsabilidades profissionais, o Consultor deve assumir o compromisso de pautar sua conduta rigorosamente dentro de princípios éticos e:
-
Zelar pela Indústria da Consultoria, conduzindo os assuntos profissionais com ética, integridade e transparência, empregando seu conhecimento, habilidade e experiência para a geração de resultados sustentados para os clientes.
-
Investir em sua qualificação permanente, atualizando conhecimentos técnicos, se antecipando às mudanças comportamentais e organizacionais.
-
Pesquisar e compreender as expectativas dos clientes, acompanhando tendências e antecipando-se às mudanças de cenário, buscando sempre agregar valor aos clientes, num ambiente de estímulo à inovação e de acordo com as melhores práticas da indústria da consultoria.
-
Praticar a transparência sempre e em qualquer momento de suas atividades de consultoria, avaliando cenários e agindo de forma a evitar prejuízos materiais ou morais à empresa e a sociedade.
-
Não praticar atitudes de assédio e preconceito, respeitando diferenças étnicas, de cor, gênero, crenças, religião ou política ou qualquer outra forma.
-
Ter conduta pautada pela ética, não divulgando informações confidenciais de seus clientes para terceiros
-
Primar pela reputação da profissão, respeitando colegas e empresas.
Normas e Deveres de Conduta Profissional
O consultor ou empresa de consultoria afiliado ao IDC deve:
-
Colaborar para o compartilhamento de informações e conhecimentos, visando sempre aprimorar e aperfeiçoar as atividades da indústria da consultoria.
-
Se utilizar dos recursos de forma eficiente, buscar inovar em suas ações, tratando cada empresa de forma única, respeitando suas particularidades e entregando soluções pertinentes e possíveis de serem implementadas.
-
Divulgar as indústria da consultoria nos meios em que atua, levando informações relevantes sobre a profissão, os benefícios para as empresas e a importância do profissional como forma de otimizar recursos, apropriar-se de conhecimentos que estão no mercado, para a geração de resultados.
-
Não usar informações que sejam confidenciais, seja para seu benefício ou de terceiro, mantendo sua integridade e a da profissão.
-
Adotar e se utilizar das melhores práticas da indústria da consultoria, alinhando expectativas e entrega junto aos clientes, visando a transparência na relação, a obtenção de resultados e o auxílio na implementação das mudanças que se fizerem necessárias.
-
Sempre solicitar ao cliente autorização por escrito, para divulgação de dados, informações ou qualquer outro assunto para tornar públicas estas informações, já que as mesmas são de propriedade do cliente.